Como decorar uma sala

A sala é a área da casa onde passamos grande parte do tempo, quando estamos em casa. Quer seja para ver um filme em família, ouvir música ou até receber os amigos, é este o local normalmente escolhido. Por isso, se está a pensar decorá-lo, não se esqueça de o tornar num espaço acolhedor, atrativo e com requinte.
O mais importante é que a decoração desse ambiente seja o espelho de quem o habita, seguido de padrões de conforto e bom gosto.
Deixamos-lhe algumas sugestões que podem ser úteis, quando pensar em decorar a sala, seja ela grande ou pequena.
As cores
Uma das primeiras decisões a tomar é saber com que tons quer personalizar o espaço. O uso de cores neutras cria um ambiente visivelmente mais amplo e transmitem serenidade. Se o espaço for pequeno e quiser torná-lo visivelmente maior, pinte um dos lados da parede num tom mais escuro, ou opte por usar texturas.
Mesas, estantes e outros móveis
Antes de pensar em investir na compra dos móveis, tire e anote todas as medidas dos vários cantos da sala. Desta forma poderá perceber onde vai colocar o móvel da televisão e a mesa de centro e se tem espaço para um sofá de dois ou mais lugares.
De seguida, defina um ponto central, a partir do qual vai organizar a mobília. Poderá ser a lareira, uma janela ou a porta de acesso à varanda. Prefira peças grandes e em menor quantidade. Excesso de móveis dá um aspeto desarrumado ao espaço. Ao contrário, poucos elementos de grandes dimensões, tornam o ambiente estruturado e calmo.
Evite colocar mobiliário junto à porta de entrada e nas áreas de passagem. Para além de ser pouco prático, cria a sensação de que o espaço é mais pequeno do que o é na realidade.
Lembre-se que ao optar por móveis com cores suaves, idênticas à das paredes, cria um ambiente mais harmonioso e amplo. Deixe as cores fortes para os têxteis e objetos decorativos, como quadros ou vasos.
Sofá e outros descansos
Na hora de escolher o sofá tenha em atenção a estrutura pois esta determina a sua longevidade. Selecione o sofá de acordo com o tamanho da sala que vai mobilar. Se a sala é pequena pode criar lugares utilizando poltronas e puffes que podem ser de cor e linha diferentes.
Se optou por utilizar cores neutras, e quer criar um ambiente mais alegre, espalhe algumas almofadas coloridas ou estampadas pelo sofá e poltronas. Além de funcionarem como objeto de conforto, são ótimos objetos decorativos.
Caso tenha crianças em casa opte por uma cor mais escura e com tecido fácil de limpar. Assim, pode evitar situações desagradáveis.
A iluminação do espaço
A escolha da iluminação certa pode ser uma tarefa difícil. Esta deve ser ajustada ao espaço e à atividade que se vai desenvolver em torno dele.
Se dispõe de uma sala grande evite colocar um único ponto de luz no centro. Ao iluminar todas as paredes pode estar a criar um ambiente monótono. A flexibilidade nos sistemas de iluminação pode ser uma boa escolha. Desta forma, terá a possibilidade de adequar a luminosidade do ambiente, às diferentes situações: a leitura de um livro, um jantar a dois ou em família.
Pode colocar um candeeiro pendente, com luz difusa, por cima da mesa de jantar, de modo a que a luz não ofusque quem está sentado ou de pé. Candeeiros de pé ou de mesa são uma boa solução para os restantes espaços, criando um ambiente mais intimista, onde poderá relaxar depois de mais um dia de trabalho.
Carpete ou carpetes com estilo
A escolha da carpete adequada é fundamental para dar o toque final à decoração, tornando o espaço mais requintado e aconchegante. Deixe a escolha deste objeto para o fim e não se esqueça de o combinar com a estética dos móveis, as cores da decoração e o espaço de que dispõe para a sua colocação.
No caso de ter optado por um sofá estampado, escolha uma peça lisa e neutra e vice-versa. Combine a carpete com as cortinas, o sofá e as almofadas. Se um dos objetos tiver traços marcantes os restantes devem ser neutros ou a acompanhar a cor predominante. Tenha também em atenção o piso de que dispõe para não correr o risco de criar um ambiente demasiado pesado.
Coloque o sofá, pelo menos 20cm, em cima da carpete. Uma carpete pequena em frente ao sofá é algo que deve evitar.
Se dispõe de uma sala com muito espaço pode optar por delimitar a área de descanso da área de refeições. O importante neste caso é que ambas combinem entre si mas é preferível que não sejam iguais. Não se esqueça de que a mesa e as cadeiras devem ser colocadas sobre a carpete, mesmo quando as cadeiras estão a ser utilizadas. O ideal é que a carpete tenha cerca de 70cm de borda a mais que a área ocupada pela mesa. Desta forma evita que a borda da carpete dobre com o movimento das cadeiras.
Retoque final
A partir deste momento procure os objetos adequados ao estilo que criou. As escolhas são infinitas – livros, jarras de porcelana ou vidro, quadros, peças de arte, estatuetas. O importante é não exagerar na quantidade para não encher demasiado o espaço nem fugir ao estilo definido.
Seja criativo e original!

 

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
22 − 20 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>