Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Como criar uma empresa – Tipos de empreendedores (3 de 4)

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar
Empresário
Empresário é uma pessoa que possui um negócio ou exerce uma profissão, sem ser subordinado a outra pessoa. Exemplo: costureira, eletricista, encanador, ambulante, etc.
Porém não é considerado empresário aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística (mesmo que possua outras pessoas o auxiliando), a menos que tenha empresa constituída e registrada. Esses são considerados profissionais autônomos.

Autônomo
Também chamado de “contribuinte individual” (com relação à previdência social) pelo governo, autônomo é aquele que se enquadra em um dos seguintes casos:

  • presta serviço urbano ou rural, eventual ou esporadicamente, a uma ou mais empresas sem vínculo empregatício;
  • exerce atividade econômica por conta própria, de natureza urbana, com fins lucrativos ou não;
  • profissional liberal;
  • vendedor ambulante (camelô);
  • pintor, eletricista, encanador, etc., que presta serviços residenciais, sem vínculo empregatício;
  • cabeleireiro, manicure, esteticista, etc., que exerce as atividades em salão de beleza por conta própria;
  • diarista, prestando serviços esporádicos ou eventuais na residência dos clientes, sem fins lucrativos.
Existem ainda os “contribuintes facultativos”, que são os maiores de 16 anos que não exerçam atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios da previdência social. Exemplo: donas de casa e estudantes.
Se possuir local fixo para a realização de seus trabalhos individuais, o autônomo também necessitará de alvará de funcionamento (concedido pela prefeitura).

Artesão
Ainda não há uma regulamentação específica para artesãos junto ao governo, porém são considerados também como autônomos, já que não se enquadram como empresários.
Basicamente, os artesãos são aqueles que manufaturam objetos (de diversas finalidades, inclusive decorativas como esculturas), geralmente únicos (às vezes por mínimas diferenças que garantem características próprias e inconfundíveis aos produtos). É um trabalhador que dispensa máquinas e instrumentos mais complexos, dependendo quase exclusivamente de sua destreza manual. Ou seja, é aquele que não produz objetos em série, nem através de máquinas complexas, utilizando-se de sua criatividade e habilidade próprias, que exigem considerável nível de conhecimento específico.

Produtor rural
Pessoa física que explora a terra para produção vegetal ou pecuária (criação de animais), e também industrializa produtos primários vindos dessas produções (produção agroindustrial).

Este artigo faz parte da série de artigos de “Como Criar uma Empresa”.

Parte 1parte 2parte 3parte 4

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>