Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Como configurar rede entre Windows 7 e XP

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Depois de um bocado de frustração e trabalho finalmente consegui fazer uma rede funcionar com 3 pcs utilizando Windows 7 Ultimate 64bits e um pc com Windows XP Professional 32bits, utilizando um Switch comum de 8 portas e um Modem para Internet banda-larga (Oi-Velox, no meu caso).

Um dos comptuadores com Windows 7 ficou com conexão à rede mas não à Internet, porém isso foi proposital, pois queríamos dar a este o máximo de desempenho (sem antivirus e firewall).
Mantenha TODOS os computadores ligados para facilitar.

Observações feitas, vamos ao que interessa:

1) Conecte todos os cabos da rede ao Switch, e também o cabo do Modem a ele. Neste caso, serão 5 cabos conectados.

2) LEIA O MANUAL DO MODEM para fazer as devidas configurações conforme as especificações do seu modem e do seu provedor de conexão à Internet.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

3) Instale Antivirus e Firewall em todos os computadores que terão acesso à Internet (já que neste caso a rede será interna e residencial, o computador que não terá acesso à Internet não precisará deles).

Dicas importantes:

  • Recomendo o uso do PCTools Firewall Plus e Avast! Antivirus (ambos gratuitos e muito bons).
  • NÃO ESQUEÇA DE MANTER SEU ANTIVIRUS AUTOMATICAMENTE ATUALIZADO!!! Todos os dias surgem novos tipos de vírus e os antivirus precisam atualizar constantemente suas vacinas, ou você ficará desprotegido!
  • Lembre-se de desativar o firewall do Windows se você instalar outro firewall, pois eles podem ficar brigando entre si, e reduzir o desempenho da máquina. Pelo mesmo motivo não é recomendável ter mais de um antivirus instalado ao mesmo tempo.

4) Em todos os computadores com Windows 7: Clique no menu Iniciar > Painel de Controle > Central de Redes e Compartilhamento > e na Rede escolha “Rede Pública”.

5) Nos pcs com Windows 7 que você queira compartilhar arquivos com o Windows XP: Ainda na Central de Redes e Compartilhamento, Clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas” > Perfil Público > Deixe ativadas as 3 primeiras opções e “Habilitar o compartilhamento de arquivos para dispositivos que usam criptografia de 40 ou 56 bits” (é isto que permite o compartilhamento de arquivos com o Windows XP, pois ele utiliza essa criptografia mais antiga!!!), e “Desativar o compartilhamento protegido por senha”.

6) Nos pcs com Windows 7 que você queira que tenha acesso à Internet: Ainda na Central de Redes e Compartilhamento, clique em “Alterar as configurações do adaptador” > SELECIONE A CONEXÃO (provavelmente o nome é “Conexão Local”) DEPOIS clique com o botão direito sobre ela > Propriedades > Selecione na lista “Protocolo TCP/IP versão 6″ > Propriedades > deixe selecionado “Obter um endereço IPv6 automaticamente” e “Obter o endeerço dos servidores DNS automaticamente” > OK (retorna para a janela anterior) > Selecione na lista “Protocolo TCP/IP versão 4″ > Propriedades > deixe selecionado “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endeerço dos servidores DNS automaticamente” > OK > OK.

7) Nos pcs com Windows 7 que você NÃO QUEIRA que acessem a Internet: Ainda na Central de Redes e Compartilhamento, clique em “Alterar as configurações do adaptador” > SELECIONE A CONEXÃO (provavelmente o nome é “Conexão Local”) DEPOIS clique com o botão direito sobre ela > Status > Detalhes… > anote o “Endereço de IPv4″ > depois siga as instruções do item anterior, sendo que nas propriedades do “Protocolo TCP/IP versão 4″ você deve selecionar “Usar o seguinte endereço IP” > em “Endereço IP” (primeiro campo) escreva o endereço de IP que você anotou anteriormente (ex: 192.168.254.1). ISSO CONFUNDE O MODEM (que gera um IP automaticamente para cada pc acessar a Internet), IMPEDINDO QUE ESTE COMPUTADOR ACESSE A INTERNET, porém não afeta a configuração de acesso à REDE, nem atrapalha os outros computadores!

8) Nos pcs com Windows XP: A coisa mais importante é fazer com que os pcs com Windows XP estejam no mesmo GRUPO DE TRABALHO que os que utilizam Windows 7, ou um não enxergará o outro de maneira alguma… Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades > clique na guia Nome do Computador > Alterar… > e na parte de baixo da janela que aparecer selecione “Grupo de trabalho” e escreva WORKGROUP (o padrão do XP é MSHOME, que NÃO SERVE para redes com Windows 7, e por isso também se dá a confusão na hora de criar redes entre esses sistemas…) > OK > OK.

9) Nos pcs com Windows XP (para ter acesso à Internet): Clique no menu Iniciar > Painel de controle > Conexões de rede > clique com o botão direito do mouse na conexão de rede > Status > Propriedades > “Protocolo TCP/IP versão 4″ > Propriedades > Deixe as opções no automático, assim como no Windows 7. Se quiser bloquear o acesso à Internet, também basta definir um IP específico.

10) Reinicie todos os computadores, e confira um por um se todos conseguem acessar os outros computadores da rede e a Internet conforme suas necessidades. Se alguma coisa sair errado, revise estas instruções cuidadosamente.

Se precisar de informações mais detalhadas acesse o ebook Teoria e Prática em Redes Windows.

Espero ter ajudado! Até o próximo artigo 😉

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



3 Comentários para: “Como configurar rede entre Windows 7 e XP

    • Tão inútil que minha rede tá assim até hoje e funciona 100%.

      Essa configuração é chata pra caramba, e fácil de errar…

      Veja se não foi você que esqueceu ou fez errado alguma etapa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>