Como armazenar suas garrafas de vinhos

Seja um wine lover ou apenas um apreciador, muitas pessoas ainda não sabem dos cuidados que o vinho precisa ao ser armazenado em casa para que o seu sabor não seja alterado ou ainda tem dúvidas sobre como isso deve ser feito. As adegas climatizadas podem ser a primeira opção na cabeça de alguns apreciadores que possuem muitas garrafas, porém nem sempre é baixo essa pode ser uma opção pouco útil para quem não possui a intenção de guardar rótulos por muito tempo.

A alternativa mais fácil e acessível, no entanto é adaptar um ambiente em casa para armazenar as garrafas. Para isso, você pode seguir as seguintes orientações:

– Nem todos os vinhos melhoram com o tempo e tem um prazo de validade que deve ser respeitado, se não quiser joga-lo fora. A maior parte dos tintos pode ser armazenada entre 2 e 10 anos; já os vinhos brancos têm um prazo de validade menor, entre 2 e 3 anos. Antes de tudo, verifique essa informação no rótulo.

– O local escolhido para armazenar seu vinho deve ser escuro, ou seja, protegido de luz solar direta e até da iluminação artificial, principalmente das lâmpadas fluorescentes. A exposição contínua a qualquer tipo de luz direta pode penetrar na garrafa e alterar significativamente o sabor e o aroma do vinho. Os vinhos brancos são mais sensíveis à luz do que os vinhos tintos.

– Se sua casa possui um porão, ele será o melhor lugar para armazenar seus vinhos. Além de serem naturalmente úmidos, também são frescos e sem incidência direta de luminosidade. Uma despensa ou um armário fechado também podem servir. Nesse caso, guarde as garrafas numa caixa ou tape-as com um pano. Certifique-se de escolher espaços com a umidade balanceada. Caso contrário, a baixa umidade pode causar o ressecamento da rolha (o que permite a entrada de oxigênio na garrafa e a consequente oxidação do vinho) e o excesso pode mofar os vinhos.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

– Evite guardar garrafas de vinho em conjunto com alimentos ou produtos com aromas fortes ou muito próximas de eletrodomésticos, principalmente aqueles que emitem calor (geladeira ou fogão, por exemplo) ou têm uma ação vibratória. Se uma garrafa de vinho estiver constantemente ou mesmo frequentemente sujeita a movimentos e/ou vibrações, estas podem contribuir para a alteração e consequente deterioração do vinho. Por causa disso, as garrafeiras em madeira ou plástico são uma alternativa barata e acessível, pois sempre que você pegar numa garrafa, não movimentará nenhuma das outras.

– Manter as garrafas guardadas na horizontal é importante para deixar as rolhas em contacto permanente com o vinho, mantendo-as úmidas e intactas.

Agora que você já sabe desfrutar de um boa e bem conservada garrafa de vinho, que tal apreciar os rótulos mais sofisticados da Wine.com.br? Você pode comprar as suas marcas nacionais e internacionais favoritas com desconto clicando aqui.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
54 ⁄ 27 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>