Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Camomila e seus Beneficios.

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Camomila

 

 

Matricaria chamomilla L. – Asteraceae (Compositae)

 

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

 

 

A camomila é uma planta originária do norte da África e que se espalhou  rapidamente  pelos territórios da Europa. É usada principalmente na medicina e no Mercado Cosmético  extremamente popular pelos seus efeitos calmantes e carminativos, ajudando a aliviar as cólicas dos recém-nascidos. É uma erva que se desenvolve com dificuldade, mas ajuda a manter a saúde das plantas que nascem ao seu redor nos canteiros.

 

Essa planta medicinal da família das Arteraceas, é há séculos considerada um remédio caseiro muito poderoso , atinge em média 35 centímetros de altura. Seu caule é ereto e ramificado.

 

A camomila pode ser conhecida popularmente também como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre, macela-galega, camomila romana, camomila geramânica.

 

Cultivo e Conservação

 

Clima

 

Temperado (temperaturas médias abaixo de 20ºC), com elevada umidade relativa do ar; não é resistente a secas prolongadas.

 

Analise Botânica

 

Planta anual, com folhas verdes, lisas na parte superior, recortadas em segmentos estreitos e pontiagudos; flores organizadas em inflorescências (flores sem pedúnculos), brancas, e amarelas no centro, sobre receptáculo cônico e oco, flores centrais hermafroditas; frutos do tipo simples, secos, com uma única semente, cilíndricos, arqueados, pequenos e truncados no ápice.

 

Cultivo:

 

Reproduz bem em clima temperado com elevada umidade relativa do ar. Não tolera excesso de calor.

Resistente às geadas no período vegetativo. Prefere solos férteis, estruturados e permeáveis com PH entre 6 e 7,5, ricos em matéria orgânica, o recomendado é uma adubação com esterco de gado bem curtido, composto orgânico ou esterco de aves, quando necessário.

 

Sua Colheita

 

 

As flores devem ser colhidas quando estiverem totalmente abertas e submetidas a uma boa secagem.

 

Recomenda-se efetuar a colheita manual e diariamente, visando selecionar melhor o material vegetal.

 

Camomila e suas Composições Químicas

 

 

Ácidos orgânicos, ácido salicílico, apigenina, borneol, cânfora, colina, cumarina, flavonoides, herniarina, saponina, mucilagem, pró-camazuleno, terpenosazuleno e umbeliferona.

 

Camomila na Aromaterapia:

 

É usada para : Calmante, analgésico, alergia, anemia, insônia, enxaqueca, menopausa, cistite, depressão, colite, dermatite, traz compreensão espiritual, rejuvenescimento, acalma a mente, energiza o plexo solar, controla as emoções.

 

Seu Trabalho Estético

 

 

Beneficia tratamentos em Peles secas, sensíveis e rachadas, acne e acne rosácea, manchas e sardas, inchaço do rosto, rugas, olhos cansados, dermatites, eczemas, queimaduras de sol, irritações pós-barba e pós-depilação, coceiras, vermelhidão e para iluminar cabelos claros.

 

Alguns pontos em que a Camomila Beneficia

 

Irritações cutâneas, resfriados, inflamações nasais, sinusites, Reidratação oral, cólica uterina, cólica do recém-nascido e conjuntivite.

 

Como usar a camomila

 

Inalação e tratamento da pele: acrescente 6 colheres de chá de flores da erva numa taça com 1,5 L de água fervente. Coloque o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Exponha-se ao vapor durante 10 minutos. As inalações devem ser feitas 2 a 3 vezes por dia.

 

Contraindicações

 

O uso da camomila em inflamações oculares sob o risco de agravar o problema original.

 

 

Suas Propriedades Medicinais :

 

 

Rica em flavonoides e cumarina, a camomila tem ação estimulante da cicatrização, antiespasmódica, calmante, Adstringente, Analgésica, Antisséptica, Antialérgica, Anti-inflamatória, Calmante, Carminativa, Cicatrizante, Desinfetante, Emoliente, Refrescante, Tônica e Vulnerária.

 

Propriedades Terapêuticas da camomila:

 

Suas Propriedades Terapêuticas e farmacológicas baseiam-se na ação antiflamatoria e adstringente .A Camomila possui uma ampla forma de trabalho na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. Pode ser utilizado em forma de Chá, tratamentos cosméticos como: shampoos, cremes, loções etc.

 

Atua como antisséptico , anti-inflamatório, antioxidante, cicatrizante, refrescante,

 

Clareador de Manchas,dermopurificador,enriquece brilho melhora a capilaridade cutânea ela tambem trabalha como creme de limpeza e balsamo e atua como um anti-histaminico.

 

Para auxiliar a acalmar a inflamação e estimular a cura da pele, aplique nos locais debilitados creme de Camomila, óleo de Camomila ou então faça um Chá de camomila e deixe esfriar e passe na area afetada pelo menos tres vezes ao dia.

 

O chá de Camomila tem propriedades, calmentes e auxilia muito na digestão atuando nos problemas de gastrite,flatulencia ataque de Vermes inflamação Mucosa digestiva.

 

Gravidas e Bebes devem tomar chá?

 

 

Devido algumas atuações não favoráveis as mães gestantes e as querido bebes recém nascidos e ate com mais tempo de vida há sempre muitas restrições alimentares nessas fases da vida. Será que os chás, Mas a questão é se os famosos Chás considerados inocentes, podem ser consumidos por futuras mães e por crianças pequenas?
Durante a gravidez, é preciso cuidado na escolha da erva. Já para os bebês, o importante é respeitar o período de aleitamento materno exclusivo. Porem aqui deixo uma advertência que sugiro ser seguida Quando a Mãe estiver nos três  primeiros meses de gestação não é indicado tomar qualquer tipo de Chá Muito quente por que ele naturalmente vira um abortivo e também não deve tomar gelado por que prejudica na formação respiratória da criança.

 

 

Cuidado na escola das Ervas :

 

 

Muitas pessoas acreditam que tudo que é natural não faz mal, o que é um engano.

Existem muitos venenos a base de plantas, algumas ervas são comprovadamente abortivas e, exatamente por terem essa propriedade perigosa, seus nomes não podem ser divulgados

para a população, pois poderia haver uso indevido, com o objetivo de interrupção

da gravidez. O risco mais grave é de aborto, mas também podem causar alergias e tonturas. O conselho, então, é usar apenas chás tradicionais, que sabidamente fazem bem, como erva-doce, camomila e capim-limão .

 

 

Mulheres gravidas moderação ao tomar Chás:

 

 

Nada impede de tomar um bom chá, se tomar as devidas precauções como as que foram passadas nos tópicos acima.

Existem alguns chás que são contraindicados na gravidez, como a de canela, por exemplo, que pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero.

 

Entre as plantas proibidas para gestantes por oferecerem riscos estão, ainda,  a erva-de-bicho, a buchinha do norte e o confrei. Ervas que contêm muita cafeína ou aceleram o metabolismo devem ser evitadas.

 

Por outro lado, plantas que comprovadamente não fazem mal,

não apenas estão liberadas como podem ser bastante úteis na gravidez. “Os chás de camomila, colônia, erva-doce e valeriana podem ser usados em caso de ansiedade ou de dores leves. A camomila também é indicada contra enjoos e dores estomacais”.

Porem antes de achar que é apenas uma pequena dor e pronto sempre consultar um Medico acima de tudo.

 

 

Quando dar chá ao bebê ?

 

 

Quando o recém-nascido se contorce de cólicas, qual mãe não pensou em acudi-lo com um chazinho de erva-doce? Antes de apelar para tal atitude com a finalidade de acalmar a dor seu filho, converse com o pediatra. Quando o bebê recebe aleitamento materno exclusivo, recomendado até os 6 meses de idade, nada mais deve ser oferecido a ele.

Os chás, portanto, só deverão entrar em cena no momento em que o cardápio se tornar diversificado por ordem médica. Quando o bebê recebe leite materno e outros alimentos, como frutas e sopinhas, líquidos devem ser oferecidos, principalmente nos períodos de muito calor ou de tempo seco, para se evitar desidratação porém, a bebida número 1 dos pequenos deve ser, simplesmente, água pura. Vez ou outra, você pode dar ao seu filho um chá em temperatura ambiente para hidratá-lo. Ofereça-o sem ser adoçado e  atenção! – servido às colheradas (use uma

colherinha pequena), para evitar que ele tome gosto pela mamadeira e passe a recusar o peito. A não adição de açúcar protege contra as cáries e os gases, e impede que a criança

fique viciada no sabor doce desde muito cedo.

 

 

Os tipos mais indicados

 

Para os bebês, vale a mesma regra das gestantes: utilizar apenas ervas reconhecidamente seguras, que não causam nenhum efeito colateral. Não dê chás feitos com plantas estimulantes ou ricos em cafeína. Chazinhos leves, como os de hortelã, camomila e erva-doce, são as melhores alternativas. Uma coisa que pode auxiliar bastante é o chá mais natural possível, se tiver condições de ter uma horta com essas ervas  basta colhe-las e preparar infusão mais natural do que a feita com produtos industrializados. Opine em  preparar a bebida na hora

do consumo, em vez de guardá-la na geladeira. Usando folhas ou sachês prontos, deixe a erva na água quente (com o fogo já apagado e a chaleira tampada), por 3 a 5 minutos, coe e deixe esfriar bem antes de dar ao filhote.

Para criança ajuda combater vermes. Chá usado

intensivamente diminui as dores musculares, tensão

menstrual, stress e insônia, diarreia, inflamações

das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com

mel combate gripes e resfriados; banho com sachê

de camomila é sedativo e restaurador de forças,

e especial para hemorroidas.. Bom em infusos

para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos,

nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a

irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.

 

Infuso – 5 a 10 gs em 100 ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 vezes ao dia.

Macerado- 10 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

Para reumatismo, acrescentar 10 gs de cânfora e massagear as juntas doloridas.

 

 

Tratamento Caseiro para Cólicas Menstruais

 

Para aliviar Cólicas Menstruais é indicado um chá de Camomila com Erva doce.

Para Prepara-lo é preciso de :

Uma Colher de sopa de Flores secas de camomila.

Um copo de (sopa) de sementes de Erva Doce.

500 ml de Água.

Coloque as ervas na agua em fogo baixo, quando começar a ferver desligue o fogo e tampe a chaleira.

Para adoçar é indicado utilizar Mel puro ou tomar natural.

A Camomila e a erva doce possuem propriedades calmantes que proporcionam o alivio das cólicas menstruais.

 

Chá de camomila para pele irritada

 

A Camomila é um ótimo remédio caseiro para a pele irritada, o ideal para pessoas sensíveis a depilação com cera ou lamina.

Para prepara-lo deve utilizar 500 ml de agua e 4 colheres de (sopa) de camomila seca prepare como se estivesse preparando um  Chá ,porem, deixe esfriar naturalmente depois coçoque na geladeira  e sempre que precisar passar em algum ponto do corpo pegue um algodão e aos poucos passe devagar, também é indicado para retirar as “Olheiras”.

Depois de ter feita a depilação, pegue um algodão molhe no Chá e aplique na área irritada por mais ou menos 10 minutos. A camomila contem Azuleno, que é um poderoso antiflamatório que proporciona o alivio das coceiras , vermelhidões e alergias causadas pelas depilações.

 

Chá de camomila contra Diabetes

 

O chá de camomila  é um excelente remédio caseiro para diabetes. Para preparar este chá são necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de folhas secas de camomila e meio litro de água.

Coloque as folhas na agua e deixe em fogo baixo, quando começar a ferver desligue e tampe o recipiente no qual foi fervido a erva por uns 15 minutos deve-se beber o chá de Camomila diariamente sem açúcar o ideal é tomar pelo menos 500 ml por dia durante 2 semanas depois parar uma semana e em seguida se necessário volte a tomar por que senão seu organismo se acostumara com a erva e não surgira efeitos

Além dos benefícios conhecidos, como calmante e relaxante a camomila é eficaz no tratamento da diabetes por que reduz a taxa de glicose no sangue e previne possíveis complicações da doença. Para preparar o remédio caseiro também podem ser utilizados os sachês de camomila vendidos nas farmácias, nesse caso para prepará-lo siga as instruções de uso do fabricante.

 

Camomila controla o PH da Vagina

 

Existem muitas duvidas de como controlar o PH da Vagina e acalmar irritações, então aconselho  fazer um banho de assento com o Chá de Camomila pois, ele deixa o Ph da vagina mais baixo e é um ótimo método para o controle da Candidiase.

 

 

Modo de preparar

Preparar o chá por infusão usando cinco colheres das de sopa de flores

secas em um litro de água fervente. Coar, coloque numa bacia adicione

agua morna e espere amornar por inteiro o banho sente-se e deixe o chá

agir por 15 a 20 minutos. Preferencialmente na noite e depois durma sem

calcinha ou com calcinha de algodão (evite calcinhas de tecido sintético)

Repita o banho durante uma semana ou ate os sintomas desaparecerem,

Banho de assento indicado para: Candidiase, irritações vaginais e também hemorroidas.

 

Espero que através desse artigo todos possam ser auxiliados e tenham adquirido bons conhecimentos,

 

Muita Luz e Paz

 

Julio Cesar Vasques

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Sobre: Julio Cesar

Sou Terapeuta Holístico e quero nesse espaço colocar os mais diversos assuntos desde saúde até espirutualidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
25 × 19 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>