As vantagens da terceirização de serviços

Cada vez mais é comum notar empresas que optem pela gestão de terceiros para as atividades mais simples que a sua empresa realiza. Este processo recebe o nome de terceirização de serviços e possui um grande número de pessoas adeptas em todo o país.

É bom lembrar que apesar dos riscos que este tipo de serviço pode oferecer, ele pode ser também muito útil para a empresa que aposta nele para conseguir se focar no que é mais necessário para a sua empresa.

Por isso, separamos neste artigo as principais vantagens da gestão de terceiros para uma empresa! Confira a seguir.

O que é a terceirização de serviços?

Para compreender melhor as vantagens deste tipo de procedimento é preciso saber o que é a terceirização de serviços e como ela se constitui.

A terceirização de serviços é permitida legalmente no Brasil, através dela uma empresa pode transferir a responsabilidade do gerenciamento de determinados serviços para outra empresa, desde que ela seja especializada na prestação deste tipo de serviços.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Assim, a empresa consegue se focar na sua atividade principal, sem se preocupar com serviços que não interferem na sua atividade fim.

Pode se até dizer que optar pela gestão de terceiros a empresa aumenta a sua capacidade competitiva ao focar em estratégias que são mais lucrativas.

Para que a terceirização de serviços seja efetiva é necessário que haja a assinatura de um contrato que estipule todas as regras que devem ser seguidas por ambas as partes da empresa

Claro que tudo isso respeitando o que foi instituído pela legislação brasileira.

O que é necessário para que ocorra a terceirização?

Algumas regras devem ser observadas quando uma empresa deseja implantar a terceirização de serviços. Eles são referentes a fatores que devem ser observados pelas duas partes para que não ocorram possíveis problemas legais.

  • Nunca a empresa pode terceirizar a sua atividade-fim, isso significa que a razão de existir da empresa não pode ser praticada por funcionários contratados através da gestão de terceiros.
  • Os colaboradores contratados pela empresa terceirizadora não devem realizar funções específicas que contribuam para o objetivo social da empresa. Eles devem praticar somente o que está estipulado no seu contrato de trabalho.
  • Ao contratar uma empresa terceira a empresa deve confirmar antes a capacidade desta empresa de desempenhar os serviços por ela oferecidos.
  • Caso ocorra qualquer problema envolvendo a justiça do trabalho, a empresa que contratou a terceirizada é considerada co-responsável legalmente pelos colaboradores contratados.

As principais vantagens da terceirização

Apesar das inúmeras críticas a este processo vale a pensa ressaltar que quando bem incorporado ele pode fazer toda a diferença pra o desenvolvimento e evolução de uma empresa.

Por isso é necessário a realização de uma análise prévia para poder confirmar em quais pontos a gestão de terceiros pode ajudar a empresa a crescer de fato.

Para facilitar a empresa na decisão de começar a terceirizar os seus serviços, nós separamos os principais aspectos positivos desta decisão. Veja a seguir:

  • Maior foco da empresa na sua atividade-fim, ao apostar na gestão de terceiros é muito mais fácil que a empresa concentre todos os seus esforços na sua atividade principal.

Com a preocupação focada neste objetivo é bem comum que haja um aumento na produtividade.

  • Diminuição de desperdícios através da redução das atividades, com a contratação de uma empresa de fora. Os seus próprios colaboradores são aproveitados melhor pela sua empresa.
  • Aumento da qualidade e flexibilidade dentro da empresa, devido à contratação de pessoas preparadas para serviços específicos.
  • Maior especialização, por parte dos colaboradores contratados através da gestão de terceiros, em relação aos serviços desempenhados por eles.
  • Redução de custos, ao tornar responsável a empresa terceira pela contratação e demissão de funcionários contratados para algumas funções.
  • A empresa rá oferecer um número maior de treinamentos o que irá contribui para o maior desenvolvimento profissional dos colaboradores.
  • As decisões são tomadas de maneira mais rápidas e possuem maior eficiência.
  • Ao contratar pessoas especializadas para o desempenho de algumas funções há a otimização de serviços.
  • Diminuição do quadro de funcionários direto, o que diminui também os custos da empresa.
  • Redução dos níveis hierárquicos dentro da empresa, o que contribui para uma simplificação do seu sistema organizacional.
  • Possibilidade da empresa crescer apostando em grandes investimentos, isso acontece porque ao diminuir alguns custos e contar com a gestão de terceiros para administrar alguns serviços, a empresa se sente mais livre para dar passos maiores.
  • Maior índice de crescimento, outra vantagem decorrente do foco na empresa na sua atividade fim.

Enfim, estes são os principais aspectos positivos para as empresas que aposta na gestão de terceiros. Como você pode ver, eles são inúmeros e extremamente atrativos.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Vale a pena fazer como dito anteriormente e analisar até que ponto a sua empresa necessita da gestão de terceiros para poder apostar neste tipo de processo a aproveitar os seus benefícios.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>