Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


As principais vantagens do presidente de um clube estar no banco de suplentes

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

O exemplo de alguns dirigentes máximos de clubes portugueses, como no caso de Bruno de Carvalho, no Sporting e de Pinto da Costa, no Porto, veio, nos últimos tempos, despoletar a discussão em torno da presença do presidente do clube no banco de suplentes e de responsáveis. Na verdade, a presença do presidente junto dos atletas e técnicos pode ter um aspeto negativo se a sua intervenção perturbar de alguma forma a comunicação durante o jogo. No entanto, os fatores positivos são, aparentemente, bem mais relevantes e podem sintetizar-se em 7 ordens de fatores:

  1. A presença do presidente no banco funciona, quase sempre, como um importante e permanente incentivo aos atletas. Este pode ser mesmo o fator mais determinante; os jogadores sentem a presença do seu máximo superior hierárquico e, se bem que alguns atletas possam sentir uma pressão acrescida, a maioria tira vantagem de uma fonte de motivação e encorajamento que a sua presença constitui.
  2. A presença do presidente junto dos atletas constitui também um encorajamento ao apoio do público:o presidente assume a sua função de adepto, demonstrando na prática a importância da motivação e do apoio ao grupo de trabalho.
  3. O presidente, junto ao relvado acaba por ter sempre uma maior facilidade em aceder ao diálogo com a equipa de arbitragem. Este acesso não tem obrigatoriamente de ser encarado como uma forma de pressão sobre a autoridade do jogo mas sim como uma forma de comunicação com a equipa de arbitragem, sendo muitas vezes útil no sentido de prevenir eventuais focos de conflito.
  4. Trata-se também de uma real possibilidade de reforço da autoridade do técnico face aos atletas, prevenindo assim possíveis casos de indisciplina interna, sempre graves e nocivas ao rendimento da equipa. Desta forma, a presença do presidente junto do retângulo de jogo acaba por ser um valioso elemento propiciador do espírito de grupo, facilitando a comunicação entre os mais diversos elementos do staff, os técnicos e os jogadores.
  5. A presença do presidente junto ao campo pode ser muito importante por constituir um mais fácil acesso ao contacto com as entidades organizadoras do jogo, no caso de atuar “fora de casa”. No caso de surgimento de problemas organizacionais ou de logística do jogo, o contacto com o presidente pode conduzir à resolução mais célere dos mais variados problemas.
  6. Junto às linhas de jogo, a presença do presidente pode proporcionar-lhe uma maior facilidade de acesso à comunicação social. Por vezes é fundamental que os dirigentes tenham acesso rápido aos meios de comunicação, para proporcionar aos adeptos qualquer informação sobre o grupo do trabalho ou sobre o próprio jogo. Esta informação é preciosa para os adeptos que gostam de fazer apostas desportivas ou que têm outros negócios relacionados com o futebol.
  7. Esta presença fornece ainda a possibilidade de intervenção direta no caso de conflito entre os elementos ligados à equipa ou mesmo em relação a adversários. Assim, o presidente pode ser um elemento fundamental para sanar conflitos e pode muitas vezes contribuir para evitar graves problemas disciplinares aos jogadores e técnicos.

Mau grado todas estas vantagens, podemos afirmar em jeito de conclusão que o mais forte desses benefícios é, sem dúvida, o fator motivacional. No entanto, esta presença do presidente não pode esquecer dois perigos que sempre estarão à espreita: a possibilidade de pressão psicológica acrescida, especialmente sentida pelos atletas mais jovens e ainda a possibilidade de perturbação da comunicação entre técnicos e atletas.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
30 ⁄ 3 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>