As principais obrigações de um clube de futebol

As principais obrigações de um clube de futebol podem dividir-se em dois domínios: obrigações de caráter financeiro e um conjunto de obrigações relacionados com a sua função desportiva e social. As primeiras permitem ao clube manter uma atividade desportiva de caráter empresarial, com acesso a investimentos que se pretendem rentáveis, e que acabam por ser imprescindíveis para o sucesso no desporto de alta competição. As segundas, não menos importantes, referem-se à função desportiva propriamente dita mas também ao caráter de instituição de utilidade pública que deve ser qualquer clube de futebol.

Obrigações de caráter financeiro 

Manter os vencimentos em dia

Não há sucesso desportivo sem equilíbrio financeiro. Mas esse equilíbrio depende, em grande parte, da racionalidade da política salarial, isto é, da manutenção de um nível de salários que seja sempre suportável pelo clube. Urge não inflacionar os vencimentos mas também nunca descurar o seu cumprimento como uma prioridade máxima.

Impostos

Da mesma forma, as obrigações fiscais devem estar no topo das preocupações dos dirigentes; os clubes correm sérios riscos, mesmo de sobrevivência se não cumprirem as suas obrigações fiscais.

Segurança Social

Como acontece com qualquer empresa, a proteção dos assalariados é fundamental, pelo que as contribuições obrigatórias para a Segurança Social são indispensáveis para o bom nome do clube e mesmo para a sua sobrevivência.

Seguros

Os recursos materiais e humanos (principalmente jogadores) são por vezes muito onerosos. O valor das instalações e dos passes dos jogadores são muitas vezes exorbitantes, pelo que um acidente, como por exemplo uma lesão grave de um atleta podem acarretar prejuízos incalculáveis. Assim, o pagamento de apólices de seguros adequadas são fundamentais.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Manutenção de instalações

Estádios e pavilhões exigem uma manutenção responsável e constante.

Serviços de apoio aos atletas amadores

Transportes, estadia, subsídios de vária ordem, como por exemplo os subsídios de deslocação, principalmente dos atletas jovens que habitualmente são em grande número num clube moderno. Neste item insere-se também o pagamento de prémios de jogo.

Obrigações sociais e de serviço desportivo 

Manter um serviço eficaz de atendimento aos associados

Uma sede social, com atendimento eficaz, assim como serviços virtuais, relacionados com o site na Internet, com vendas on-line, inscrições de associados, aquisição de ingressos, pagamento de quotas, etc., são serviços essenciais num clube moderno.

Fornecer informação regular e credível à comunicação social

As relações públicas são fundamentais em qualquer empresa e também nos clubes de futebol. Essa comunicação deve ter como principais preocupações a manutenção de uma informação credível e a expressão da posição oficial de clube sobre qualquer assunto pertinente. Estas informações são muito importantes para toda a comunicação social, mas também para quem faz apostas online, pois dá a conhecer todas as informações do clube.

Proporcionar a prática desportiva à população

Uma boa aceitação da população e dos associados passa em grande parte pelo fornecimento de serviços de prática desportiva, principalmente para os mais jovens.

Manter um bom relacionamento institucional com os órgãos de poder político, forças vivas da região e com os outros clubes

Um clube de grande dimensão deve tentar sempre a colaboração e o estabelecimento de parcerias com as empresas de implantação regional e nacional bem como os órgãos de poder político, principalmente as autarquias locais. Da mesma forma é do interesse de todos a manutenção de um bom relacionamento com todos os outros clubes.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
4 × 17 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>