Andrea Neves – SONHAR E TRANSFORMAR

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Ontem à noite foi a abertura do Terceiro Encontro Estadual de Coleta Seletiva, que busca a inclusão sócio produtiva dos catadores de material reciclado e que ocorreu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, em Belo Horizonte.

Esse espaço é uma parceria  entre o Governo de Minas, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Servas. E nasceu de um sonho.

Um sonho que começou em 2003 e se materializou em 2007, com a inauguração do Centro.

Veja esse pequeno vídeo do Aécio, do Sá e do Rodrix na inaguração do CMRR e que reflete bem a nossa alegria pela conquista que celebramos naquele dia.

A alegria também é transformadora:

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

 

O SONHO do CMRR

No sonho que transformou o CMRR em realidade, éramos capazes de dar as mãos e construir um espaço democrático de diálogo, no qual pudessem se somar diferentes níveis de governos, empresas e sociedade civil organizada em torno de uma causa: a construção de um mundo sustentável e solidário. Esse trabalho tinha e tem uma dimensão prioritária: a inclusão social e produtiva dos catadores de material reciclado.

 

CIDADANIA

O Centro vem desenvolvendo um trabalho muito importante nessa área e reforça o papel de protagonismo de Minas no enfrentamento desse desafio.

Em 2009 fomos o primeiro estado do Brasil a ter uma política estadual de resíduos sólidos traduzida em Lei. Nossa lei é anterior até mesmo à legilslação nacional.

No ano passado, outra iniciativa pioneira: a criação da bolsa reciclagem. Não se trata, como pode parecer à primeira vista ,de mais um benefício social. É uma politica de remuneração do catator pelo serviço que ele presta à sociedade. Só é paga a quem presta o serviço. A Bolsa tem ainda um sentido de cidadania: reconhece e valoriza  o trabalho dos catadores como atividade profissional.

Conquistas como essas só são possíveis graças à capacidade de mobilização desses profissionais e à dedicação e comprometimento das suas lideranças que merecem o reconhecimento de todos nós. Entre elas, destaco aqui duas pessoas extraordinárias:

o Cido, diretor do CMRR:

 

 

e a Madalena, do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclado:

 

SONHO

Veja esse trecho que consta do programa de abertura do Encontro realizado ontem:

“Não é saudável meter-se a profeta de sonhos exagerados. Não é
 possível identificar-se com todas as situações socialmente
 desafiadoras. Nem é preciso. Para fazer algum bem neste mundo e sentir-se parceiro da construção de um mundo mais solidário e melhor,basta alentar, com fluidez profunda, sonhos modestos que ao menos
 algumas outras pessoas possam compartilhar conosco”.

(peço desculpas por não ter anotado o nome  do autor do texto)

 

SONHO

Para alegrar o seu dia – ou a sua noite – relembro essa peça do Governo de Minas em 2010. Voce chegou a ver?

Bons sonhos para você!

 

 

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
11 − 7 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>