Análise de ROI (Return on Investiment)

De acordo com Ubiratam N. C. Pereira, João B. Turrioni e Edson O. Pamplona (2005), ROI é traduzido como o retorno sobre investimento, e definido como o retorno do capital financeiro adquirido através de investimentos realizados pela organização.
WERNKE, Rodney e LEMBECK, Marluce (2006, p.4) apud Kassai et al, (2000, p.174), existem algumas fórmulas que ajudam e facilitam o entendimento da análise de retorno sobre investimento, veremos  a seguir um exemplo, segundo adaptação de Kassai:
“ROI = Lucro Operacional ÷ Investimentos
O lucro operacional é oriundo somente das atividades normais de uma empresa, excluindo-se inclusive o montante dos encargos financeiros. Por outro lado, o valor a considerar como investimentos é o montante equivalente ao ativo líquido. Ou seja, o total do ativo diminuído dos passivos de funcionamento (fornecedores, impostos, salários, dividendos, contas a pagar etc”.
No cenário econômico atual o ROI é baseado em investimentos feitos com tecnologia da informação (TI), e quais os retornos financeiros, e qualitativos iram gerar a organização, é possível também através do ROI identificar quais benefícios este investimento poderá trazer. A análise de ROI poderá ajudar a área de TI a identificar qual o melhor investimento a ser implementado, e em quanto tempo poderá trazer resultados e lucros significativos para a organização. Com o ROI é possível identificar equipamentos e softwares que geram lucros e retornos consideráveis para a organização, entender a relação entre custos e benefícios que cada equipamento e softwares geram a organização e poder relacionar um investimento realizado com o custo/benefício.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
17 − 1 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>