Abertura do diafragma em uma objetiva de câmera fotográfica digital

Abertura do diafragma em uma objetiva de câmera fotográfica digital.

As objetivas possuem em seu interior um mecanismo chamado diafragma ou íris. Este mecanismo controla o tamanho da abertura pela qual a luz vai passar. O diâmetro da abertura controla duas coisas: a profundidade de campo e a quantidade de luz que chega ao filme.

O diafragma é controlado pelo anel de abertura na objetiva ou por um dial no corpo da máquina, dependendo do seu modelo. A abertura possui valores fixos com números como f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16 etc. Cada ponto destes é uma abertura diferente; f/2 é uma abertura grande, enquanto f/16 uma abertura pequena. A cada ponto que variamos na abertura (de f/5.6 para f/8 ou de f/4 para f/5.6, por exemplo) estamos diminuindo pela metade ou dobrando a quantidade de luz que chega ao filme.

A variação desta quantidade de luz irá acarretar diferença na quantidade de luz que chega ao filme. O filme tem que receber uma quantidade exata de luz, do contrário a fotografia pode ficar muito clara ou muito escura. Cuidado entretanto ao usar a abertura exclusivamente para controlar a quantidade de luz que chega ao filme. Quando se mexe na abertura, além da quantidade de luz, se varia a profundidade de campo.

Faça um curso de fotografia e aprenda a usar a abertura do diafragma em conjunto com a velocidade do obturador.

Aspectos da abertura:

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

“f “ é a distância focal da objetiva

Se a objetiva é 50mm e a abertura f/4 então:

  1. abertura = 50/4 = 12,5mm

  1. Cada vez que variamos a abertura em 1 ponto dobramos ou reduzimos a metade a quantidade de luz

A abertura não está relacionada à câmera fotográfica que você usa, e sim com a objetiva. Objetivas mais claras são aquelas que permitem maior entrada de luz porque tem maior ‘boca’. Esta abertura maior possibilita que se fotografe com maior facilidade em ambientes mais escuros, e ou que se use ISO mais baixo, o que está associado a fotografias de maior qualidade. Maior qualidade significa poder fazer fotos com ampliações maiores e ainda assim ter uma foto bonita.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
9 × 9 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>