A influência da poesia no psicológico

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Muita gente acredita que a poesia não possui função alguma a não ser entreter, divertir ou provocar sentimentos. Há também aqueles que não gostam muito do estilo e não fazem questão de ler nada relacionado. Porém, eu como boa apaixonada pela literatura, propus-me a dar uma pesquisada na internet e confirmar minhas hipóteses de que a poesia realmente surtia efeito no psicológico do ser humano. Encontrei, inclusive, um artigo muito bom onde uma escritora falava resumidamente sobre os possíveis benefícios da leitura poética.

Nessas alturas, você pode estar se perguntando o que a poesia tem de tão especial que é capaz de interferir em nosso comportamento. O mistério, na verdade, é bem simples. Uma universidade inglesa realizou uma pesquisa com alguns voluntários e concluiu que o cérebro humano reage muito bem quando estimulado por uma linguagem mais complexa, metafórica e bem estruturada como geralmente são as poesias/poemas, ou seja, o cérebro trabalha melhor quando está um pouco longe da linguagem simples e coloquial.

A questão é que a poesia permite que o leitor mergulhe em outros universos e coloque sua mente para funcionar, ainda que seja inconscientemente e o prepara para lidar com sentimentos e noções abstratas, fazendo com que seu comportamento melhore como se estivesse sob influência de uma literatura de autoajuda.  Porém, o que muita gente também não sabe, é que a literatura de autoajuda nem sempre surti algum efeito positivo na vida do leitor. Algumas podem até ser úteis, já outras agradam somente o bolso do autor.

Enfim, tomar um pouco de cuidado com aquilo que se está lendo é fundamental para a saúde do nosso psicológico. Então, peguemos nossos livros preferidos (ou não) de poesias e comecemos nossas leituras em busca de uma nova visão de mundo.

Para quem se interessar, deixo o link do meu blog, onde escrevo textos de diversas categorias, porém dou um pouco mais de preferência para nossa tão amada poesia: miriapinheiro.blogspot.com.br.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Boa leitura!

Talvez você goste disso também:

Sobre: Miriã Pinheiro

Estudante do último semestre do curso de Letras port/Inglês, leitora assídua e apaixonada pela Literatura e a escrita desde criança.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
15 + 24 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>