oTudo.com
Você sabia que o autor deste artigo ganha dinheiro até hoje por te-lo escrito?

Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Imagem Folheados

A importância econômica e ecológica das algas marinhas

0 Flares 0 Flares ×

As algas marinhas são considerados organismo tanto autótrofos bem como fotossintetizantes, e que poderão diferir das plantas por não formarem assim nem tecidos e nem mesmo órgãos ordenados, ou seja, são seres menos evoluídos comparando com as plantas pois não apresentam estruturas divididas em raízes, caules e folhas. Elas poderão ser consideradas unicelulares ou até mesmo pluricelulares.

Elas são grandes fontes de oxigênio, e de acordo com especialistas, elas são responsáveis por oferecerem através de sua fotossíntese mais de 80% do oxigênio de nossa atmosfera. O chamado fitoplancton deverá servir de alimento para o chamado zooplancton ou ainda para os micro-organismos considerados heterótrofos presentes no chamado plâncton estes que servem de uma boa base de alimentação dos animais considerados maiores.

Além de ficar na grande base dessa cadeia alimentar, o fitoplancton é o grande responsável por uma grande produção de oxigênio. Podemos estimar que as pequenas algas marinhas contam com papeis fundamentais na manutenção da vida do planeta.

As algas marinhas na culinária

Em diversos países, e principalmente no Oriente, as Algas Marinhas fazem grande parte da alimentação diária das pessoas, o que são fontes de proteínas, vitaminas e também de sais minerais.

Com isto temos entre os grupos mais consumidos as algas marinhas vermelhas, que poderão ser cultivadas em viveiros ou até mesmo simplesmente coletadas em um ambiente marinho.

Algumas das algas marinhas comestíveis que são mais conhecidas são conhecidas como Nori, muito utilizadas pelos japoneses no preparo de sushis e ainda Kombu e o Wakame, duas que fazem inclusive parte de pratos chineses e também japoneses, bem como sopas, molhos e ainda carnes.

Imagem Folheados

As algas marinhas ainda poderão ser encontradas entre os vários ingredientes de rações para animais, e muitos alimentos comercializados na pecuária contam com misturas com base em farinhas que são feitas a partir de algas marinhas desidratadas e também moídas.

Com isto temos algumas informações que são consideradas bem interessantes e relevantes com relação as algas marinhas, estas que são fundamentais para a manutenção da vida do planeta e ajudam ainda a ter uma sustentabilidade tanto na alimentação como também na manutenção do nosso planeta.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email 0 0 Flares ×
Postado por | 29/08/2013 | Categoria: Saúde | 274 views

Você sabia que o autor deste artigo ganha dinheiro até hoje por te-lo escrito?

Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Deixe um Comentário


× 7 = catorze

Imagem Folheados

Comente nas Redes Sociais

Baixe o Ebook 'Como Montar o seu Negócio Online
Gerando Novas Fontes de Renda'


Assine Nossa Newsletter

Email:


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email 0 0 Flares ×