A importância do planejamento na elevação de cargas

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Na construção civil ou na produção industrial, as necessidades têm tornado cada vez mais comum a manipulação de cargas muito pesadas, às vezes, inclusive, com formatos irregulares. Por conta disso, nem sempre a força dos trabalhadores sozinha é capaz de dar conta da movimentação da carga, sendo necessário o uso de máquinas específicas, como um guindaste ou uma ponte rolante. As máquinas auxiliam consideravelmente o andamento do processo, no entanto, ainda assim, existem alguns riscos. Por isso, é importante que todo o procedimento seja cuidadosamente planejado.

Plano de içamento

O plano de içamento de cargas, também conhecido como plano de rigging, é um projeto detalhado sobre como será realizada a elevação do objeto. Esse plano é geralmente elaborado por engenheiros, pois envolve muitas características técnicas. Para que esse planejamento seja capaz de especificar o passo a passo da operação de forma eficaz e segura, é preciso analisar todas as propriedades da carga a ser levantada – como peso, densidade, material, formato etc.

Além disso, é preciso analisar todas as características do local do içamento, como as propriedades do solo e condições meteorológicas do momento da elevação da carga. A ação do vento, por exemplo, pode comprometer, e muito, o içamento.

Máquinas adequadas

A partir da análise elaborada, o plano de içamento define, com base nas características e necessidades do projeto, qual é o equipamento mais indicado para realizar o içamento, seja um guindaste, uma ponte rolante, um pórtico rolante, um elevador, entre outros. Essa escolha depende das propriedades da carga, da altura de içamento e do ambiente em que ocorrerá a operação – seja ele interno ou externo.

É essencial que todas essas máquinas passem por manutenções regulares, avaliando seu funcionamento e o estado de conservação de cada um de seus componentes, afinal de contas, qualquer falha pode pôr em risco a operação, a integridade da carga e a vida dos envolvidos.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Proteção aos trabalhadores

Por falar na importância de preservar a vida das pessoas, também é preciso que cada operário envolvido na operação de içamento esteja devidamente seguro, por meio do uso dos EPIs, isto é, Equipamentos de Proteção Individual. Estes equipamentos incluem: capacete com jugular, calçado com biqueira, óculos de segurança, protetor auricular e luvas resistentes – preferencialmente com raspa de couro.

Além dos equipamentos de proteção individual, toda a operação também deve ser sinalizada com materiais adequados, de modo que o plano de rigging possa ser seguido à risca. Por isso, cordas, cones, fitas zebras e outros tipos de barreira física para isolamento também são empregados em operações do tipo.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
9 − 1 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>