A importância do decibelímetro e do dosímetro de ruído nos dias atuais

Foi com o início da revolução industrial que as máquinas começaram a substituir os trabalhadores, e com isto, o silêncio deu lugar ao barulho. Segundo especialistas da área, vivemos hoje na 3ª fase da era robótica, quando a tecnologia se aplica diretamente à vida, facilitando o nosso dia a dia.

Nas grandes cidades, a poluição sonora já causa grandes danos à população, já que o barulho, o som se propagando, muitas vezes está acima do limite permitido, colocando a saúde das pessoas em risco. A faixa audível aos seres humanos, compreende a freqüência de 20Hz a 20.000 Hz, já os cães alcançam os 30.000 Hz e os morcegos incrivelmente até 100.000 Hz, sendo assim, observa-se como a audição humana é sensível às alterações de som.

Os homens são capazes de detectar de onde vêm as ondas sonoras e distingui-las, mas com o aumento repentino de barulho em todos os lugares, não é possível fazer afirmações precisas sobre um determinado som. Foi justamente pensando nisso, que o mercado de aparelhos de medidas e precisão passaram a oferecer aparelhos, cuja a função é medir a intensidade do som, como o Decibelímetro e o Dosímetro de ruído.

Com o uso de ambos os aparelhos é possível garantir que um local de trabalho, como as construções estejam de acordo com o limite permitido de barulho, e não prejudique a saúde de seus trabalhadores e a vizinhança. O Decibelímetro mede o nível de intensidade da pressão sonora, no exato momento em que ela ocorre. Por ser momentâneo, ele serve para constatar a ocorrência do som. Já o Dosímetro de ruído, como o próprio nome sugere, sua principal função é medir uma dose de ruído ao qual uma pessoa qualquer tenha sido exposta por um determinado período de temo.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

No mercado já existem aparelhos que fazem ambas as funções, emitindo os resultados na escala de decibéis. Para comparação, o nível de intensidade sonora de uma respiração ofegante é de 30dB, enquanto uma rua barulhenta possui 90dB e uma grande explosão, 200dB. Independente das funções destes aparelhos, que variam como maior precisão, displays, peso, entre outros, o importante mesmo é privilegiar a saúde, pois o som chega aos ouvidos de todas as pessoas que estejam próximas ao local. Um nível de intensidade sonora acima de 120dB (um jato aterrissando a 30 mde distância tem 140dB, por exemplo) pode ser perigoso para o aparelho auditivo do ser humano. Diante dos fatos expostos, comprar para sua empresa um decibelímetro e um dosímetro de ruído será muito útil para a preservação da sua saúde e de seus funcionários.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>