A importância do curso rigger

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Você sabe o que é rigging? Talvez nunca tenha ouvido esta palavra, mas com certeza já viu esse tipo de operação em andamento em algum lugar. O rigging nada mais é um do que um termo técnico para as operações de içamento e movimentação de cargas pesadas, com o auxílio de máquinas. Esse tipo de procedimento é realizado quando a força humana, seja ela individual ou em grupo, não é suficiente para transportar determinada carga com segurança.

Onde o rigging acontece?

São vários os setores em que operações do tipo ocorrem. Em geral, a mais comum é a construção civil, para o transporte de cargas no canteiro de obras de diversos projetos, desde residências até grandes construções.

Além deste setor, o rigging também é uma atividade bastante comum em outros ramos econômicos, como o setor siderúrgico, setor naval, setor portuário, linhas de produção em diversas indústrias, engenharia, arquitetura, logística, entre outros.

Planejamento cauteloso

Antes de iniciar a operação de elevação de cargas, é fundamental que seja elaborado um plano de rigging, isto é, um documento que norteia toda a operação, passo a passo. Esse documento deve conter todas as características da carga (tamanho, peso, formato, densidade etc), análise das propriedades do solo do local da operação, estudo das condições meteorológicas, definição dos equipamentos necessários, estabelecimento da capacidade do guindaste, definição de equipamentos adicionais, estipulação da quantidade necessária de funcionários envolvidos no processo, entre outros.

Em geral, o plano de rigging é elaborado por equipes de engenheiros especialistas em fundações e estruturas ou engenheiros de segurança de obras. O ideal é que o profissional responsável pelo plano seja um especialista na área, o que tem aumentado consideravelmente a procura pelo curso rigger, que desenvolve todas as habilidades e competências necessárias para planejar as operações de içamento e movimentação de cargas.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Competências

O curso rigger tem o objetivo de capacitar o profissional para supervisionar as operações. Entre os pré-requisitos para assumir essa posição, é preciso ter 2º grau completo, domínio em cálculo (matemática, física, geometria e trigonometria) e conhecimentos em desenho técnico e manual técnico.

O curso se destina a qualquer profissional com esses pré-requisitos que atue diretamente na área de movimentação de cargas. Isso inclui engenheiros, técnicos, supervisores, operadores e responsáveis por recursos financeiros e logísticos.

Os conteúdos desse tipo de curso incluem as propriedades das cargas, tipos de solo, legislação relacionada, tipos de equipamento, comunicação por sinais, gestão, inspeção de ferramentas e equipamentos, entre outras questões técnicas pertinentes.

Adquirindo esse tipo de conhecimento, os profissionais se tornam mais qualificados e aptos à execução do plano de rigging. Isso permite que sejam evitados diversos riscos envolvidos, como: rompimento de cabos, rompimento de embalagens, danos aos equipamentos, carga mal posicionada, ventos fortes e dimensionamento inadequado da carga ou das ferramentas envolvidas em sua movimentação.

Reduzindo esses riscos, é possível garantir que a operação transcorra com mais segurança e eficiência, sem oferecer riscos aos profissionais e equipamentos envolvidos.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
16 − 2 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>