A Calibração de dispositivos

A calibração de determinado dispositivo seja um simples aparelho ou um complexo instrumento é vital para o sucesso de uma medida. Com ela, garante-se a medida real de uma quantidade física, propriedade química ou característica em geral de determinada amostra. Uma forma segura de calibração é a assegurada pela rede brasileira de calibração, conhecida por calibração rbc, que confirma a qualidade da mesma.

Uma calibração é um processo bastante amplo que se estende a muitos tipos de aparelhos dentro de um laboratório. Muitas divisões dentro do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, se especificam nas diversas áreas de calibração.

A divisão de Metrologia Acústica e de Vibrações engloba os laboratórios de Ultrassom, de Eletroacústica e de Vibrações. A divisão de Metrologia Elétrica se ocupa dos laboratórios competentes à resistências, transformadores, tensões e outras quantidades físicas de natureza elétrica. Os laboratórios de Massa, Fluidos, Pressão e de Força, Torque e Dureza, entre outros, como quantidades físicas mais amplas e logo requerentes de um tratamento mais cauteloso, constituem a divisão de Metrologia Mecânica. As divisões de Metrologia Óptica, de Metrologia Térmica e de Metrologia Química se ocupam das demais calibrações.

Cada divisão se ocupa de determinar a análise do elemento a ser estudado, calibrado. O órgão mantém assim uma lista na qual são qualificadas as calibrações, uma norma na qual os aparelhos devem operar, com as especificações dos mesmos, suas características e incertezas constituindo assim a rede brasileira de calibrações.

De modo geral, quando se procura uma empresa para se fazer uma calibração, a contratação do serviço será garantida pela experiência da mesma, independente desta ter ou não optado por ser avaliada pelo Inmetro ou seções competentes.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

O que ocorre é que como as variações de dispositivos é muito grande, de especificidades diferentes, o melhor a se fazer é procurar uma empresa que seja especializada no ramo que o aparelho a ser calibrado pertence, seja ele mecânico ou um dispositivo óptico, ou ainda, seja ele designado para avaliar a durabilidade de uma liga metálica ou então a natureza química de um composto.

A questão da calibração a ser feita, independente dela poder ser garantida por órgãos nacionais competentes, ou seja, assegurada pelas regras brasileiras de calibração ou não, fica a critério sempre do maior interessado, o consumidor, porém sempre com maior segurança quando se possui Acreditação em Calibração RBC.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
30 ⁄ 10 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>