9 alimentos que contêm cafeína

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, umas vezes apenas por uma questão cultural, outras como uma forma de ficarmos mais alerta. Porém, apesar de o café ser benéfico em doses aceitáveis, muitas vezes acabamos por exagerar e ingerir doses elevadas de cafeína.

Quando a cafeína é ingerida em doses altas, costuma apresentar uma série de efeitos secundários, como pressão arterial elevada, dificuldade em adormecer, ansiedade e ainda problemas gastrointestinais. Tente não ingerir mais do que 300mg de cafeína por dia, de forma a obter os benefícios e a «fugir» aos efeitos secundários. A título de exemplo, um café expresso contém cerca de 100mg.

No entanto, a cafeína não está apenas presente no café e acabamos muitas vezes por ingerir outros alimentos que também a contêm, uma vez que este nutriente não costuma estar listado nos rótulos.

  1. Descafeinado

É verdade o café descafeinado também contém cafeína, no entanto, em doses mais baixas. Um descafeinado costuma conter cerca de 20mg de cafeína.

  1. Chá verde

O chá verde, chá preto e todas as variedades provenientes da planta camellia sinensis possuem cafeína. Uma chávena de chá verde pode conter até 40mg.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos
  1. Coca-Cola

Este é um dos casos em que quase toda as pessoas já têm a noção da presença de cafeína. Uma coca-cola pode conter até 40mg de cafeína.

  1. Guaraná

As bebidas à base de guaraná também contêm cafeína, visto que o guaraná é uma fonte de cafeína.

  1. Bebidas energéticas

As bebidas energéticas costumam conter cerca de 100mg de cafeína, de forma a fornecer um efeito estimulante.

  1. Chocolate

Tal como como o café, o chocolate também é uma fonte de cafeína. O que mais contém é o chocolate preto, sendo que pode conter até 40mg por cada 50g.

  1. Gelados

Se os gelados conterem os sabores de café ou chocolate, então esteja à espera de um pouco de cafeína!

  1. Medicamentos

Alguns medicamentos que procuram aliviar a dor de cabeça ou ajudar a desintoxicar o fígado costumam conter alguma cafeína. Por exemplo, o guronsan contém 50mg por comprimido efervescente.

  1. Suplementos para emagrecer

Se está a tomar suplementos para emagrecer, em especial os que se enquadram na categoria dos termogénicos, então esteja atenta e verifique se não contêm doses elevadas de cafeína.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
23 × 19 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>